fbpx

Vila da Fumaça

Antiga terra habitada dos índios puris, a Vila da Fumaça foi assim nomeada em 1938, virando 7º Distrito da cidade de Resende. O nome é em homenagem a Cachoeira da Fumaça em que é possível ver uma neblina de fumaça na sua queda d’água.

Igreja São Vicente Ferrer

Na Vila existem duas igrejas, a de São Vicente Ferrer e a de Nossa Senhora dos Aflitos, ambas são abertas à visitação. Ficam localizadas em meio as montanhas, morros e natureza que compõem a paisagem do lugar.

Topo da Cachoeira Água Branca

As cachoeiras são as verdadeiras atrações da Vila da Fumaça: a Cachoeira Água Branca fica próxima a uma pequena ponte, antes da entrada da vila. A subida é de 2km, passando por terrenos particulares, sendo necessária autorização prévia para visitar. Chegando ao topo, uma vista maravilhosa do vale se descortina.

Cachoeira da Fumaça

Já a Cachoeira da Fumaça, está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende. É considerada a maior cachoeira da Serra Carioca, com 2 km de extensão e 200 metros de queda.

A Vila da Fumaça é o combo perfeito de natureza e história na serra de Resende.

Deixe um comentário

X