Antes da chegada dos portugueses ao Brasil, a área onde hoje é a cidade de Resende era habitada pelos índios Puris. Durante o século XVII, com a busca pelo ouro e pedras preciosas, os estados do Rio, São Paulo e Minas Gerais começaram a ser desbravados, e o primeiro acampamento explorador, elevado a município anos depois, foi instalado na cidade em 1744.
Após a fundação da Vila de Resende, ocorrida em 1801, o desenvolvimento da cidade foi acelerado e se baseou, principalmente, na cultura do café. Resende se tornou a maior produtora do grão no Vale do Paraíba.
Em 1848, Resende se tornou, efetivamente, uma cidade e após a crise do café, ocorrida dois anos depois devido à exaustão das terras para o plantio e à proibição da entrada de escravos no Brasil, as fazendas da região diversificaram a produção e os produtores de grão migraram para outras cidades do Vale do Paraíba.
O QUE FAZER EM RESENDE
Capelinha do Pirapetinga
Capelinha está localizada a 20km do Centro Urbano de Resende e 6km de Penedo, e se destaca como um dos destinos preferidos na Serra Carioca para quem ama ecoturismo, ciclismo…
Vargem Grande
Localizada a 13km da Vila da Fumaça e a 20km do Centro de Resende, a região obteve uma extensa cultura cafeeira no passado. Vargem Grande ganhou sua autonomia em 1853…
Jacuba
Jacuba fica na divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerias, a 7,5km da Vila da Fumaça e 38km do Centro de Resende e às margens do Rio Preto. É…
Serrinha Do Alambari
A Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari fica localizada na Região das Agulhas Negras e cercada pelo Parque Nacional de Itatiaia, Serra da Mantiqueira e a cidade de…
Vila da Fumaça
Antiga terra habitada dos índios puris, a Vila da Fumaça foi assim nomeada em 1938, virando 7º Distrito da cidade de Resende. O nome é em homenagem a Cachoeira da…
Museu Militar da AMAN
A AMAN, Academia Militar das Agulhas Negras, forma oficiais do Exército e foi criada em 17 de dezembro de 1792 (227 anos). Ocupa uma área de 67 km² no Centro…