O Museu Imperial de Petrópolis possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por D. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema, além de constantes eventos, exposições e projetos educativos.
A rica biblioteca do Museu Imperial preserva um importante acervo bibliográfico com cerca de 50 mil volumes, especializados em História (principalmente do Brasil no período Imperial), história de Petrópolis e Artes em geral.
O Palácio Imperial de Petrópolis, hoje, MUSEU IMPERIAL, foi a residência predileta do imperador d. Pedro II e cenário dos melhores momentos da vida do monarca, como ele mesmo registrou em correspondências dirigidas a diversos interlocutores. Sua construção, iniciada em 1845, por determinação do jovem imperador e a expensas de sua dotação pessoal, deu origem à cidade de Petrópolis. O projeto original do major e engenheiro germânico Júlio Frederico Koeler, superintendente da Fazenda Imperial, foi seguido, após sua morte, pelos arquitetos Joaquim Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rebelo.
Os jardins foram planejados por Jean-Baptiste Binot, com a orientação do próprio imperador, e nele se encontram ainda espécies raras da flora dos cinco continentes. Ao longo dos 165 anos de sua existência, o Palácio serviu como residência de verão e educandário até se tornar o Museu que admiramos desde 1943 e que, além de abrigar vasto e importante acervo histórico e artístico, é também palco de inúmeros espetáculos, eventos, exposições e atividades voltados para a educação e o entretenimento de 300 mil visitantes ao ano.
FUNCIONAMENTO: (ATUALMENTE FECHADO POR CONTA DA COVID-19)
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 18h
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h30 às 17h
Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h (Entrada no Palácio Imperial até 17h30)
Atendimento na Divisão Técnica: de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30
Entrada inteira: R$ 10,00
Meia-entrada: R$ 5,00 (estudantes, professores e maiores de 60 anos)
Maiores de 80 anos, menores de 7 anos e pessoas com deficiência: gratuito
Guias de turismo com registro no Cadastur: gratuito
Membros do ICOM: gratuito