fbpx

Cabeça de Dragão Nova Friburgo

Visitar o Parque Estadual dos Três Picos é uma das experiências imperdíveis para quem visita a serra carioca. Esse é o maior parque do nosso Estado e cerca de dois terços de sua área encontra-se no município de Cachoeiras de Macacu, e o restante, divide-se entre os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim.

As imponentes montanhas que dão nome ao local estão na cidade de Nova Friburgo e atraem visitantes de diversos países o ano inteiro.

Neste post vamos falar de uma aventura bem acessível e provavelmente uma das mais visitadas do Parque. O hiking até o cume da Cabeça de Dragão, outra montanha do local que oferece um visual esplêndido de toda a região.

Amanhecer no Cume do Cabeça de Dragão, Parque Estadual dos Três Picos, Nova Friburgo.

A caminhada tem 4 quilômetros (apenas de ida) saindo do Vale dos Deuses, a base de operações dos guarda parques e local autorizado para camping gratuito.

Respeite as regras, seja sempre cordial e ajude a preservar a natureza.

Esta trilha não faz uso de nenhum tipo de corda e pode ser feita com tranquilidade por todas as pessoas que curtam caminhar na natureza. Como todas as trilhas dentro do parque, a sinalização é boa e com um pouquinho de atenção se chegará ao cume com enorme tranquilidade. Importante saber que não existem cursos de água no caminho, por isso deve-se encher os seus recipientes na base antes de iniciar a caminhada.

Amanhecer de um dia clássico no cume do Cabeça de Dragão, o sol por trás do maciço do Caledônia.

A altitude final no cume da montanha é de 2082m, por isso, é sempre relevante levar um corta vento ou agasalho para se proteger num caso de mudança climática, muito comum na região.

Mesmo tendo uma linda vista em qualquer horário, a maior parte dos visitantes escolhem iniciar a subida ainda de madrugada para assistir o sol nascer. Em dias abertos a experiência é realmente única e inesquecível.

X